STE - Science Technology & Engineering

BREVE HISTÓRICO


» 2003
A STE foi criada em junho de 2003 pelo doutor em engenharia metalúrgica Leonardo Barboza Trindade. A primeira atividade de consultoria foi desenvolvida para a empresa PCE Engenharia Ltda de Porto Alegre. O tema foi o desenvolvimento de uma ferramenta de simulação numérica para a análise de campos magnéticos e escoamento em cubas para o processo de fabricação de alumínio. Em novembro de 2003 a STE iniciou o desenvolvimento de uma série de projetos em parceria com a empresa ESSS, de Santa Catarina, na área de simulação numérica de processos siderúrgicos.



» 2004
Em julho de 2004 foi firmado um contrato pelo período de 4 anos com a ESSS e a Magnesita atuando como consultora em simulação numérica de processos siderúrgicos. Ainda em 2004, a STE tem aprovado junto ao Programa RHAE Inovação do CNPq o projeto “Software processador de sinais para END correntes parasitas”, recebendo recursos na forma de bolsas de desenvolvimento tecnológico. Um dos bolsistas do projeto, Bayard Beling Morales, tornou-se sócio da empresa. Ao mesmo tempo, o projeto serviu de incentivo para o físico Angelo Ribeiro Morrone, também bolsista do projeto, criasse sua própria empresa.



» 2005
Em maio de 2005, a STE participou como patrocinadora do principal evento do país na área siderúrgica, o Seminário de Fusão, Refino e Solidificação dos Metais, realizado em Vitória – ES. A STE, como empresa incubada, e teve apoio do SEBRAE e da Incubadora Tecnológica Héstia. Em novembro de 2005, a STE participou com um stand no Seminário de Aciaria, realizado em San Nicolas, Argentina. A empresa participou com vários artigos publicados em conjunto com seus clientes e parceiros.



» 2006
No início de 2006, a STE tem aprovado junto Programa RHAE Inovação do CNPq o projeto “Software para produção de aços de alta qualidade - SPAAQ”, recebendo recursos na forma de bolsas de desenvolvimento tecnológico. Esse projeto é considerado pela empresa como um dos grandes saltos de inovação, sendo que o primeiro módulo do software, chamado H-Online, já está em implementação numa planta siderúrgica. Esse software permite que se possa avaliar os níveis de hidrogênio no aço durante sua produção, o que torna o modelo uma ferramenta de controle e monitoramento do processo. O sucesso do projeto pode ser mensurado pelos investimentos recebidos pela empresa, bem como nas reportagens e artigos publicados nos principais meios de divulgação na área da metalurgia (Revista Metalurgia & Materiais, Ed. 578, Vol. 63, Junho, 2007. Novo Empreendedorismo. Pág. 257-258.) Neste mesmo ano, a empresa inicia projetos na área ambiental através de modelos de dispersão de poluentes atmosféricos durante o lançamento de foguetes, em parceria com o IAE/CTA.



» 2010
Em 2010, a STE começou a trabalhar com projetos na área de mineração, desenvolvendo um software de simulação numérica para a otimização e redução energética do processo de pelotização. Ainda em 2010, a STE é transformada de firma individual para sociedade empresarial.



» 2011
Em junho de 2011 a STE é graduada na Incubadora Tecnológica Héstia na modalidade P&D e transfere sua sede para o Parque Tecnológico da PUC-RS – TECNOPUC. Um dos objetivos na escolha do Tecnopuc é a excelente infraestrutura para as empresas e a forte interação com a universidade, ponto este considerado de fundamental importância para os objetivos estratégicos da empresa. Um dos objetivos estratégicos é ampliar o setor de atuação da STE, atualmente focado em siderurgia. Ainda, em 2011, a STE tem aprovado junto ao CNPq/RHAE, o projeto intitulado “Desenvolvimento de ferramentas computacionais para avaliação e modelagem de recursos eólicos com precisão em parques eólicos”, dando início à inserção da empresa no setor de energia.



» 2012
Em outubro de 2012 a empresa altera seu endereço para Rua Faria Santos, 47-Sala 404, visando cumprir seu planejamento estratégico. No mesmo ano, a STE em parceria com a empresa Vale registra o software PIM (Pellet Induration Model); uma sofisticada ferramenta para previsão e otimização das plantas de pelotização.
Ainda em 2012, tem início a parceria com a empresa alemã GTT - Technologies para comercialização dos softwares FactSage, Simusage e ChemApp no Brasil e América do Sul.



» 2013
Em 2013 a STE, através do bolsista Rodrigo Dorado, publica um trabalho no Wind Power Brasil, com resultados do projeto RHAE apoiado pelo CNPq.


Rua Faria Santos, 47 - Sala 404 - Petrópolis
Porto Alegre - RS - Brasil - CEP: 90670-150 - Fones: +55 (51) 99113 4093

Copyright © 2016 Science Technology & Engineering - Todos os direitos reservados